As entrevistas à comunidade escolar

Para não nos atrasarmos no nosso projecto, decidimos realizar as entrevistas à comunidade escolar, fora do período da aula de Área de Projecto. É comum os grupos desta disciplina fazerem inquéritos escritos aos alunos da escola. Nós preferimos ser um pouco inovadores e por isso realizámos entrevistas orais a alunos que se encontravam disponíveis para as mesmas. De câmara fotográfica e de gravador na mão, realizámos as seguintes perguntas aos alunos, professores e até auxiliares de educação:

1.            O que é que entende por mente?
2.            Qual a importância do cérebro e a sua relação com a mente?
3.            Acha que a mente tem influência nos nossos comportamentos?
4.            Até que ponto, a mente humana é resultado das nossas vivências ou da influência do nosso cérebro?

Através da análise das respostas dadas, podemos constatar que relativamente a este assunto, os adultos e os alunos da nossa comunidade escolar não diferem muito de opinião. A primeira questão é precisamente a prova disso: por todos a mente é entendida como sendo o pensamento.

Na segunda questão, quanto à importância do cérebro, não há dificuldades em responder, a sua relação com a mente é um pouco mais difícil. Enquanto o cérebro faz com que nós pensemos, a mente é constituída pelo raciocínio, pelos pensamentos, pelos processos cognitivos e emocionais. Logo, há uma relação íntima e directa entre o cérebro e a mente.

Apesar de poucos justificarem, todos concordam que a mente tem influência nos nossos comportamentos. Dependendo de cada tipo de mente, cada um pode manifestar comportamentos diferentes.

Também na resposta à última questão, professores e alunos unem-se com a mesma opinião: o meio influencia a mente na medida em que as experiências que temos e o que vivemos no nosso dia-a-dia influencia a maneira como pensamos o que, consequentemente, irá influenciar as nossas decisões que têm origem na mente, sendo esta então construída pelas nossas experiências e vivências. Contudo, algumas pessoas consideram que também o património genético tem influência na construção da nossa mente.

Chegámos à conclusão que os conhecimentos que a comunidade escolar, em geral, apresenta são bastante vagos, sendo um tema que, normalmente, nunca se questionaram ou exploraram muito.

Como nós também pensávamos a maior parte dos alunos entrevistados acham o tema interessante, mas pouco divulgado. Partilham da nossa opinião e, por isso, é que ao longo deste ano lectivo trabalhámos neste tema, para tentarmos divulgar mais esta temática e suscitar o interesse de mais pessoas nestas áreas que são tão importantes.


Vê aqui algumas das entrevistas que realizámos!