Processos emocionais

Processos emocionais estão relacionados com o sentir, são estados vividos pelo sujeito caracterizados pela sua subjectividade. Correspondem às vivências de prazer e desprazer e à interpretação das relações que temos com as pessoas, objectos, ideias. Os processos emocionais estão associados à questão “Como?”.


Emoção

Emoção é um processo mental subjectivo, transitório e repentino, desencadeado por um objecto social, como um pessoa, um objecto, uma situação ou acontecimento, que se faz acompanhar por alterações somáticas (glandulares, musculares, respiratórias e vasomotoras) e expressões físicas, e que condiciona as relações interpessoais, isto é, condiciona o modo como nos relacionamos com os outros e como os outros se relacionam connosco, ao lerem as nossas emoções no nosso rosto ou na nossa voz, por exemplo.


Picture
Frequentemente associamos como equivalentes os termos emoção e sentimento. No entanto, deve reservar-se o termo sentimento para nos referirmos aos estados mais ou menos duradouros, resultantes da intelectualização das emoções, isto é, para designar processos mentais relativamente estáveis, resultantes da emoção.

As emoções podem ser classificadas como emoções primárias e emoções secundárias.

As emoções primárias são emoções universais, ou seja, são partilhadas por todos os indivíduos de todas as culturas. Alegria, tristeza, ira, medo, espanto ou surpresa e nojo ou repugnância são emoções primárias.

As emoções secundárias são emoções associadas às relações sociais e nas quais os aspectos socioculturais e a aprendizagem são muito significativos para a sua experimentação. Vergonha, ciúme, culpa e orgulho são emoções secundárias.