Conclusão

Este site é resultado do trabalho desenvolvido ao longo de todo o ano lectivo, 2009/2010, no âmbito da disciplina de Área de Projecto.

Com este trabalho pretendíamos explorar o campo da mente que nos suscitou muito interesse desde o início, tendo surgido como questão central “Até que ponto, a mente humana é resultado das nossas vivências ou da influência do nosso cérebro?”.

Queremos salientar que não somos especialistas no tema e, por isso, se detectarem algum erro, pedimos desculpa, mas como E. J. Phelps disse: O homem que não comete erros geralmente não faz nada”.

 

Nas últimas décadas tem sido feito um esforço substancial para o desenvolvimento das neurociências no mundo inteiro. No entanto, os mecanismos cerebrais que medeiam a maioria dos comportamentos normais e patológicos ainda escapam à nossa compreensão. Os avanços conceptuais e tecnológicos dos últimos anos, e a integração de vários níveis de conhecimento, permitem agora investigar as funções cerebrais e comportamentais de novas formas e possivelmente levar a descobertas fundamentais. Por isso, acreditamos que a investigação básica na área da neurociência terá um impacto significativo na compreensão das funções cerebrais, que por sua vez contribuirá para a compreensão e possível tratamento de doenças neurológicas e psiquiátricas.

É impressionante verificar que mesmo após vários séculos de reflexões filosóficas e árdua dedicação à pesquisa cerebral com notáveis avanços no campo da Neurologia, o conceito de mente ainda permanece obscuro, controverso e impossível de definir nos limites da nossa linguagem.

A essência de uma pessoa emergente da existência de funções mentais que permitem pensar e perceber, amar e odiar, aprender e lembrar, resolver problemas, comunicar através da fala e da escrita, criar e destruir civilizações. Estas expressões estão estreitamente relacionadas com o funcionamento cerebral. Assim, sem o cérebro, a mente não pode existir, sem a manifestação comportamental, a mente não pode ser expressada.

Ao longo do ano pesquisámos, reunimos informação, trabalhámos e seleccionámos essa mesma informação com o objectivo de realizarmos vários textos sobre aqueles temas que achámos que seriam mais importantes e mais interessantes de trabalhar e de elaborar no desenvolver do nosso projecto.

Com este nosso trabalho conseguimos, através dos diversos textos que compõem o site, ficar com um conhecimento mais enriquecido sobre o cérebro, a mente, a sua relação, entre outras coisas.

Achamos por isso, que esta parte do trabalho foi essencial e determinante para o nosso projecto.

Esperamos que com o nosso trabalho, as pessoas venham a ter um maior interesse em saber e conhecer o que nos constitui, como o cérebro e a mente que são duas partes fundamentais no ser humano.

Achámos que este site era uma forma interessante e original de apresentarmos um pouco daquilo que foi o nosso trabalho ao longo do ano e querermos dar a conhecer o nosso projecto.

Com o nosso trabalho e ao fim de pesquisarmos e de reunirmos a informação, tentámos obter a resposta à nossa questão-problema. Contudo, verificámos que não era uma questão nada fácil pois sabe-se mais do cérebro do que da constituição da mente e como é a relação entre o cérebro e a mente, nem todos têm a mesma opinião. Não há uma resposta certa, mas sim diversas teorias que podem ou não estar correctas.

 

Tentámos fazer o nosso melhor, mas concluímos que como Honoré de Balzac afirma: A chave de todas as ciências é inegavelmente o ponto de interrogação.”

Este trabalho mostrou-se útil e pode vir a ajudar-nos na nossa vida futura o que é muitíssimo importante.