O Cérebro nos animais

Picture
O Cérebro é o principal órgão e o centro do sistema nervoso em todos os animais vertebrados e em muitos invertebrados. Alguns animais primitivos como os celenterados e equinodermos, como a estrela-do-mar, possuem um sistema nervoso descentralizado sem cérebro, enquanto as esponjas não possuem sistema nervoso. Nos vertebrados o cérebro localiza-se na cabeça protegido pelo crânio, próximo aos aparatos sensoriais primários: visão, audição, equilíbrio, paladar, e olfacto.


A maioria das criaturas vivas possui um sistema nervoso. Em alguns ele é muito simples. Por exemplo, o sistema nervoso da anémona-do-mar, que se encontra nas praias, é apenas uma pequena rede de células nervosas. Nos insectos, as células ficam lado a lado para formarem os nervos. Na cabeça de um insecto, uma pequena massa de células nervosas forma um cérebro muito simples.

Criaturas mais complexas formam colunas. Animais que têm uma coluna possuem um cérebro e uma medula espinal. Entre estes animais, os peixes possuem o cérebro mais simples. Ele não é muito maior que o olho do peixe. Animais maiores como as baleias ou elefantes precisam de cérebros maiores. O cérebro humano não é tão grande como o da baleia, mas é grande quando comparado com o tamanho do nosso corpo. O nosso cérebro é bem maior do que os dos nossos ancestrais.

O cérebro quanto mais rugas tem, mais neurónios tem. O cérebro humano tem mais pregas e rugas do que muitos outros animais. Essa é a maneira de se saber a complexidade de um animal. Por exemplo, o cérebro de um esquilo é muito liso comparado com o do ser humano, por isso não é tão complexo. Alguns animais, como os golfinhos e as baleias têm os cérebros quase tão enrugados como os nossos.