O projecto - O início

Tudo começou no dia 2 de Outubro de 2009, quando na aula de Área de Projecto tivemos que escolher um tema e formar grupos de trabalho.

No 12º ano voltamos a ter a disciplina de Área de Projecto, uma disciplina que não é nova para nós, mas que é nova no secundário, pois já não tínhamos Área de Projecto desde o 9º ano. Apesar de já termos tido esta disciplina, é diferente. No 12º ano temos de desenvolver um projecto durante todo o ano que esteja mais direccionado para o nosso futuro profissional e nos proporcione experiências enriquecedoras para o nosso futuro.

Numa das primeiras aulas do ano de Área de Projecto, no dia 2 de Outubro, tivemos de escolher um tema que gostaríamos de desenvolver num projecto e assim constituir grupos de trabalho. Nessa aula surgiram diversos temas, o que nós escolhemos foi o cérebro e a mente humana, ficando o nosso grupo constituído pela Ana Meirinhos, Inês Sousa, Joana Gregório, Soraia Carvalho e pelo Tomás Gonçalves. A partir desse dia tínhamos de nos organizar e formar um grupo coeso com um bom planeamento do projecto.

A primeira tarefa de todas foi criar a nossa questão problema para desenvolver ao longo do ano. Foi uma tarefa um pouco complicada, mas lá surgiu a nossa questão: “Até que ponto, a mente humana é resultado das nossas vivências ou da influência do nosso cérebro?”.

A partir daí tínhamos um plano para fazer.

Foi basicamente só esta parte mais burocrática do trabalho, definir estratégias, objectivos, produtos, …, que realizámos durante o 1º Período. Durante este período tivemos imensas ideias que se reflectiram no nosso planeamento.

Definimos como objectivos:

·                    Esclarecer o conceito de mente;
·                    Identificar as várias partes do cérebro;
·                    Descobrir as principais funções dos constituintes do cérebro;
·                    Relacionar a mente e o cérebro;
·                    Distinguir a mente de cérebro;
·                    Tentar responder à questão inicial;
·                    Dar a conhecer o produto final a outras pessoas;

Como estratégias expusemos as seguintes:

·                    Realização de entrevistas a especialistas no tema, como psicólogos, neurologistas, psiquiatras,…
·                    Realização de entrevistas à comunidade escolar para termos uma ideia geral sobre o que as pessoas pensam sobre o nosso tema e os conhecimentos que têm;
·                    Realização de visitas a locais relacionados com a temática.


Para além de todos os planeamentos que fizemos, no 1º período, ainda tentámos clarificar os conceitos de mente e cérebro.

E para termos uma forma de nos identificarmos melhor tivemos a ideia de criar algo inovador que normalmente nos grupos não existe, para nos distinguir dos outros, a criação de uma sigla e de um logótipo do grupo. Para tal pensámos nas iniciais dos primeiros nomes dos elementos do grupo e por acaso pela ordem alfabética deu origem a uma sigla que achámos que soava bem no ouvido, AIJST, com essa sigla fizemos um logótipo de grupo que foi proposto por um elemento do grupo.

Picture