O que é o cérebro?

Picture
O cérebro, apesar de não ser o maior órgão, é considerado por muitos especialistas o mais importante. Da mesma forma, enquanto alguns autores afirmam que cérebro e encéfalo são a mesma estrutura, outros conseguem estabelecer diferenças.

O cérebro, em conjunto com a espinal medula, forma o sistema nervoso central. Situado no interior do crânio, o cérebro é revestido por um líquido que o protege, denominado líquido cefalorraquidiano, sendo desconhecido pela maioria das pessoas. É este líquido que, em caso de choque com a cabeça, tem a função de amortecer o choque e impede queo cérebro sofra lesões e seja partido.

É o cérebro, cujo peso varia de pessoa para pessoa entre o 1,300 kg e os 1,500 kg, que coordena todo o ser, quer as acções voluntárias como as involuntárias. Ele recebe informações provenientes de todas as partes do corpo e elabora as respectivas respostas. Isto é, o funcionamento do cérebro é baseado na emissão de impulsos eléctricos através dos neurónios, um dos constituintes do cérebro.

Estudos científicos comprovam que o funcionamento do cérebro não é igual em todas as partes deste órgão. Assim, o lado esquerdo é responsável pelas capacidades lógicas e verbais e o direito controla todo o centro artístico, visual e de orientação. Já na área frontal do cérebro é possível encontrar os centros do comportamento e das emoções, na zona traseira os centros da visão, na parte lateral encontram-se os centros da fala e da audição e na parte de cima situam-se os centros dos movimentos e do tacto.

Apesar de relativamente pequeno, o cérebro tem uma grande área superficial devido às inúmeras circunvoluções que são visíveis. Desta forma, é possível colocar cerca de 11 000 milhões de células (entre neurónios, células gliais e outras).

O cérebro pode também ser dividido em outras três grandes zonas, consoante a posição no interior do crânio: anterior, médio e posterior.

O cérebro anterior situa-se na zona mais externa, ou seja, é formado pela substância cinzenta. É a sede do pensamento, da inteligência e da memória, dividindo em dois hemisférios e quatro lobos. O hemisfério direito controla o lado esquerdo do cérebro e vice-versa, estando estes dois hemisférios ligados por um feixe de fibras nervosas, o corpo caloso.

O cérebro médio é constituído pelos nervos aferentes e eferentes que levam a informação de e para a espinal medula. É na sua zona inferior que se encontra o bolbo raquidiano, responsável pelos processos vitais como a respiração e o ciclo cardíaco.

Por fim, o cérebro posterior ou cerebelo localiza-se na zona mais interna do cérebro e controla todos os movimentos comandados pelo córtex motor, assegurando a coordenação motora, o equilíbrio e a postura.

Create a free website with Weebly